Mundo

COP27 anuncia 4 iniciativas para cumprimento de NDCs e Acordo de Paris

Presidência egípcia da COP27 lança quatro iniciativas de soluções climáticas para aprimorar a ação global e garantir o cumprimento de NDCs e das metas do Acordo de Paris

Sameh Shoukry: responsável pela presidência da COP27 anunciou a prorrogação da conferência até sábado, 19 de novembro (Andrew Burton/Divulgação)

Sameh Shoukry: responsável pela presidência da COP27 anunciou a prorrogação da conferência até sábado, 19 de novembro (Andrew Burton/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de novembro de 2022 às 16h12.

Última atualização em 18 de novembro de 2022 às 16h36.

A presidência egípcia da 27ª Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27) lançou quatro iniciativas de soluções climáticas para aprimorar a ação global e garantir que os países sejam capazes de cumprir suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris.

A primeira proposta, focada em países da África e em desenvolvimento, visa a moldar o processo de planejamento e desenho de políticas econômicas, considerando o impacto das mudanças climáticas, quantificando os esforços feitos para mitigação e adaptação, além de identificar lacunas e necessidades de apoio.

A iniciativa propõe um conjunto de diretrizes e políticas para acelerar a adequação à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, ao Acordo de Paris e às NDCs.

A segunda propõe mudanças nos sistemas de transportes, a fim de descarbonizar e melhorar o cenário da mobilidade urbana. O objetivo é que a iniciativa seja implementada em diversas regiões do planeta para melhorar o acesso a soluções resilientes e de baixo carbono.

"Com mais da metade da população mundial vivendo em cidades, o transporte representa 37% das emissões de CO2 dos setores de uso final. À medida que a urbanização acelera no sul do planeta, melhorar o transporte e a mobilidade urbana está se tornando cada vez mais importante para enfrentar o desafio das emissões globais", afirmou o ministro de Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, responsável pela presidência da COP27.

A terceira iniciativa busca identificar as barreiras que limitam as reduções de emissões urbanas - como edifícios, habitações, sistemas de abastecimento e resíduos - e adaptá-los, por meio de parcerias e colaborações com organizações do mundo todo, a fim de construir um sistema urbano mais resiliente.

Por fim, a quarta iniciativa, nomeada "Iniciativa Global de Resíduos 50 por 2050", pretende tratar e reciclar pelo menos 50% dos resíduos sólidos produzidos na África até 2050.

A proposta pretende engajar uma coalizão, formada por mais de 180 países do mundo, a fim de criar uma plataforma colaborativa que permita um tratamento holístico para os resíduos e contribua para o alcance desta meta.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

Acompanhe tudo sobre:acordo-de-parisClimaJBSMudanças climáticasNetZero

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar