Mundo

Cooperação com EUA é única opção, diz China após carta de Trump

Porta-voz chinês confirmou a recepção da carta e mostrou o agradecimento da China pelos parabéns pelo Ano Novo chinês de Trump

Lu Kang: "a China dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e EUA" (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Lu Kang: "a China dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e EUA" (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 08h47.

Pequim - A cooperação entre Washington e Pequim é a "única opção", destacou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump enviou uma carta a seu colega chinês, Xi Jinping, propondo uma "relação construtiva".

O porta-voz da Chancelaria chinesa Lu Kang confirmou a recepção da carta e mostrou o agradecimento da China pelos parabéns pelo Ano Novo chinês que Trump relatou na carta.

A carta de Trump é o primeiro contato com Xi feito pelo presidente dos EUA desde que chegou à Casa Branca há quase três semanas.

"A China dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e EUA (...) A cooperação é a única e melhor opção para ambos", destacou Lu em entrevista coletiva.

O porta-voz reiterou que Pequim trabalhará para garantir o crescimento dos laços entre os dois países, sempre sobre a base "do não confronto e respeito mútuo".

Ao contrário de seus contatos com outros líderes, Trump ainda não telefonou para Xi desde sua posse e até agora não tinha parabenizado pessoalmente o regime chinês pelo Ano Novo, rompendo com uma tradição entre líderes de ambas as nações.

Perguntado pela possibilidade de que a ligação de Trump finalmente aconteça, o porta-voz chinês descartou responder e se limitou a reiterar que, desde que sua chegada ao poder, os dois países mantiveram "uma estreita interação".

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Conheça três primeiras reféns do Hamas que podem ser libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama