Mundo

Cooperação com EUA é única opção, diz China após carta de Trump

Porta-voz chinês confirmou a recepção da carta e mostrou o agradecimento da China pelos parabéns pelo Ano Novo chinês de Trump

Lu Kang: "a China dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e EUA" (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Lu Kang: "a China dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e EUA" (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 08h47.

Pequim - A cooperação entre Washington e Pequim é a "única opção", destacou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump enviou uma carta a seu colega chinês, Xi Jinping, propondo uma "relação construtiva".

O porta-voz da Chancelaria chinesa Lu Kang confirmou a recepção da carta e mostrou o agradecimento da China pelos parabéns pelo Ano Novo chinês que Trump relatou na carta.

A carta de Trump é o primeiro contato com Xi feito pelo presidente dos EUA desde que chegou à Casa Branca há quase três semanas.

"A China dá grande importância ao desenvolvimento das relações entre China e EUA (...) A cooperação é a única e melhor opção para ambos", destacou Lu em entrevista coletiva.

O porta-voz reiterou que Pequim trabalhará para garantir o crescimento dos laços entre os dois países, sempre sobre a base "do não confronto e respeito mútuo".

Ao contrário de seus contatos com outros líderes, Trump ainda não telefonou para Xi desde sua posse e até agora não tinha parabenizado pessoalmente o regime chinês pelo Ano Novo, rompendo com uma tradição entre líderes de ambas as nações.

Perguntado pela possibilidade de que a ligação de Trump finalmente aconteça, o porta-voz chinês descartou responder e se limitou a reiterar que, desde que sua chegada ao poder, os dois países mantiveram "uma estreita interação".

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos