Mundo

Cooperação com China atinge "níveis sem precedentes", diz Putin

Os dois países assinaram uma série de acordos de cooperação, em questões econômicas, de transporte, espacial e energia nuclear

Putin e Xi Jinping: os dois líderes assinaram um comunicado prometendo "aprofundar suas consultas em questões de estabilidade estratégica" (Greg Baker-Pool/Getty Images)

Putin e Xi Jinping: os dois líderes assinaram um comunicado prometendo "aprofundar suas consultas em questões de estabilidade estratégica" (Greg Baker-Pool/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de junho de 2018 às 16h18.

Pequim - A cooperação entre a Rússia e a China está em níveis históricos, afirmou o presidente Vladimir Putin ao presidente chinês, Xi Jinping. Segundo Putin, a cooperação com Pequim "é uma das maiores prioridades e atingiu um nível sem precedentes".

Xi disse que os dois países têm tomado o desenvolvimento das relações como uma prioridade. Os dois líderes assinaram um comunicado prometendo "aprofundar suas consultas em questões de estabilidade estratégica" e também "expandir a cooperação contraterrorismo" e combater o terrorismo.

A nota conjunta ainda critica os Estados Unidos por sua decisão de retirar o Irã do acordo nuclear. Os dois países disseram que pretendem manter a iniciativa viva e ampliar o comércio com o Irã.

Os dois países assinaram uma série de acordos de cooperação, em questões econômicas, de transporte, espacial e energia nuclear. Eles incluem a construção de mais dois reatores na usina nuclear chinesa de Tianwan, além de mais reatores em outro local. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ChinaRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Venezuela proíbe voos de seis companhias ao país, incluindo a Gol

Banco Fonplata valoriza resultado da COP30, mas pede apoio direto às cidades

Rússia diz que só acaba com guerra se Kiev abandonar territórios disputados

Após ataque em Washington, Trump suspende pedidos de imigração de afegãos