Mundo

Convenção republicana inicia votação para indicar Trump

A votação, pré-determinada pelos resultados das primárias republicanas, é simbólica, já que Trump terá a maioria dos votos.


	Trump: a votação, pré-determinada pelos resultados das primárias republicanas, é simbólica, já que o bilionário terá a maioria dos votos.
 (Carlo Allegri / Reuters)

Trump: a votação, pré-determinada pelos resultados das primárias republicanas, é simbólica, já que o bilionário terá a maioria dos votos. (Carlo Allegri / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2016 às 20h09.

Os delegados na convenção republicana em Cleveland (Ohio) iniciaram nesta terça-feira a votação para indicar o magnata Donald Trump como candidato do partido às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

"Alabama está orgulhoso de depositar seus votos: um voto para Marco Rubio, 13 para Ted Cruz e 36 votos para o próximo presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump", exclamou o senador Jeff Sessiones, um fervoroso partidário do magnata.

A votação, pré-determinada pelos resultados das primárias republicanas, é simbólica: o bilionário, que não está presente, terá a maioria dos votos.

Na quinta-feira, deverá aceitar formalmente a nomeação republicana durante um discurso.

Uma a uma, as delegações de 50 estados e outros territórios americanos, se expressaram na convenção, que ocorre no Quicken Loans Arena desta cidade da zona dos grandes lagos, blindada à espera de vários protestos.

Forças anti-Trump trabalhavam com a ideia de um protesto durante a votação, que poderia durar uma hora, e foram ouvidos assobios deste grupo quando o dirigente republicano Paul Ryan (presidente do Congresso) ratificou as regras para nomear o candidato.

A votação desta terça-feira ocorre após um início caótico da convenção na segunda-feira, quando os debates foram interrompidos por uma furiosa e ruidosa revolta de delegados contrários ao polêmico milionário e sua esposa, Melania, foi acusada de plagiar trechos de um discurso da primeira-dama, Michelle Obama.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPartido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições