Mundo

Controle dos incêndios no Canadá exigirá várias semanas

Após uma semana infernal, uma mudança na direção do vento permite pensar em uma melhoria na situação


	Canadá: os incêndios "se propagam em direção ao nordeste, se afastando de Fort McMurray (...) e das maiores zonas industriais"
 (Chris Wattie / Reuters)

Canadá: os incêndios "se propagam em direção ao nordeste, se afastando de Fort McMurray (...) e das maiores zonas industriais" (Chris Wattie / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2016 às 20h44.

"Semanas e semanas" de trabalho serão necessárias para se controlar os imensos incêndios que estão devastando as florestas em torno da cidade canadense de Fort McMurray, avaliou nesta sexta-feira o diretor de controle de incêndios da província de Alberta, Chad Morrisson.

Após uma semana infernal, uma mudança na direção do vento permite pensar em uma melhoria na situação, após cerca de 2 mil residências serem destruídas, levando à evacuação dos 100 mil habitantes de Fort McMurray.

Os incêndios "se propagam em direção ao nordeste, se afastando de Fort McMurray (...) e das maiores zonas industriais", disse a primeira-ministra de Alberta, Rachel Notley, à rede estatal CBC.

A partir de domingo, mais de 1.000 km2 de florestas foram destruídos em Alberta, uma área equivalente a dez cidades de Paris.

"Vamos levar semanas e semanas para apagar estes incêndios", advertiu Morrisson.

Nesta sexta-feira, havia 40 incêndios florestais ativos em Alberta, incluindo cinco fora de controle, combatidos por 1.200 bombeiros, auxiliados por 110 helicópteros, 27 aviões-tanque e 295 escavadeiras.

Acompanhe tudo sobre:CanadáIncêndiosPaíses ricos

Mais de Mundo

Biden afirma que emergência climática é “a maior ameaça existencial da humanidade”

Governo da Argentina revoga 43 normas que visavam intervenção do Estado nos mercados

"Apenas arranhamos a superfície dos desafios", diz Lula ao repassar presidência do G20

Lula se reúne com o primeiro-ministro da Índia durante G20