Contagem dos votos de eleições legislativas dos EUA segue indefinida em estados-chave (AFP/AFP Photo)
Agência de Notícias
Publicado em 8 de novembro de 2024 às 17h23.
Republicanos e democratas nos Estados Unidos aguardam ansiosamente, três dias após as eleições legislativas, o recálculo de cerca de 25 cadeiras da Câmara de Representantes que irá definir o controle do Congresso pelos próximos dois anos.
Nenhum dos partidos assegurou ainda a maioria necessária de 218 cadeiras na Câmara Baixa. Os conservadores contam com 211 cadeiras contra 199 dos democratas, com 25 ainda em disputa, de acordo com a agência Associated Press (AP).
Das 25 cadeiras restantes, 11 estão em Califórnia. Além disso, a eleição trouxe dúvidas quanto aos resultados em outros níveis. Embora o republicano Donald Trump tenha sido declarado vencedor nas presidenciais, não está claro quem venceu em Nevada e Arizona.
Atualmente, Trump tem 295 votos eleitorais (mais que os 270 necessários para vencer) contra 226 da democrata Kamala Harris.
O Senado, que foi retomado pelos republicanos na mesma noite das eleições, ainda possui assentos pendentes de apuração em Nevada e Arizona, com este último completando apenas 76% do escrutínio após três dias de contagem. Até o momento, os republicanos lideram com 53 a 45 cadeiras, após conquistarem quatro assentos dos democratas, recuperando o controle da Câmara Alta após quatro anos de oposição.
Recontagens demoradas e incertezas tornaram-se uma característica frequente nas eleições dos Estados Unidos. Nas presidenciais de 2020, foram necessários quatro dias para definir o vencedor, enquanto nas legislativas de 2022, o controle da Câmara de Representantes só foi determinado nove dias após a eleição.
Essa demora se deve a sistemas eleitorais complexos em alguns estados, com diferentes prazos e métodos de contagem. Em estados como Arizona e Califórnia, onde a maioria dos eleitores vota antecipadamente pelo correio, o tempo de processamento é mais longo devido à necessidade de verificação individual das assinaturas dos eleitores.
Além disso, a Califórnia continua aceitando votos pelo correio até sete dias após a eleição, desde que tenham sido enviados antes da data-limite. Em eleições muito acirradas, também entram em jogo os chamados "votos provisórios", que são analisados um a um para confirmar o direito do eleitor.