Mundo

Contágio da zona do euro coloca em risco bancos dos EUA, diz Fitch

Relatório da agência diz que a perspectiva do setor financeiro norte-americano pode piorar se crise da dívida da região não for resolvida de modo ordenado e oportuno

A Fitch atribui aos bancos norte-americanos uma perspectiva de rating estável, refletindo uma melhora nos fundamentos da maioria das instituições (Miguel Medina/AFP)

A Fitch atribui aos bancos norte-americanos uma perspectiva de rating estável, refletindo uma melhora nos fundamentos da maioria das instituições (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 19h53.

São Paulo - A agência de classificação de risco Fitch Ratings disse que os bancos norte-americanos têm uma exposição direta administrável aos mercados europeus estressados (Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha), mas existe um risco sério de mais contágio. Em relatório, a Fitch diz acreditar que, a não ser que a crise da dívida da zona do euro seja resolvida de modo ordeiro e oportuno, a perspectiva de crédito do setor bancário dos EUA poderá piorar.

A Fitch atribui aos bancos norte-americanos uma perspectiva de rating estável, refletindo uma melhora nos fundamentos da maioria das instituições, numa situação de ratings mais baixos do que antes da crise financeira de 2008. A agência adverte, porém, que os riscos de um choque negativo estão crescendo e poderão mudar aquela perspectiva.

Em seu comunicado, a agência observa que "os bancos norte-americanos reduziram consideravelmente sua exposição direta aos mercados estressados da Europa ao longo do último ano. As exposições diretas parecem administráveis no contexto da posição de capital dos bancos e de seus diversos fluxos de ganhos. A disseminação pública das exposições diretas melhorou recentemente, em geral, mas varia de banco para banco".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EuropaFinançasFitchAgências de ratingUnião Europeia

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista