Mundo

Consumo surpreendentemente forte eleva PIB francês em 0,6%

Paris - Uma alta mais forte que a esperada do gasto do consumidor, um aumento dos estoques e uma recuperação do investimento empresarial ajudaram o crescimento econômico francês no segundo trimestre, apesar da fraqueza do comércio. A agência de estatísticas INSEE disse nesta sexta-feira que a segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,6 por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2010 às 07h42.

Paris - Uma alta mais forte que a esperada do gasto do consumidor, um aumento dos estoques e uma recuperação do investimento empresarial ajudaram o crescimento econômico francês no segundo trimestre, apesar da fraqueza do comércio.

A agência de estatísticas INSEE disse nesta sexta-feira que a segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,6 por cento no segundo trimestre sobre o primeiro, contra previsão do mercado de 0,5 por cento.

O dado do primeiro trimestre foi revisto para cima, para avanço de 0,2 por cento, ante leitura preliminar de 0,1 por cento.

O gasto do consumidor avançou 0,4 por cento no segundo trimestre, após ficar estável no primeiro, contrariando as expectativas de queda.

O investimento aumentou após oito trimestres seguidos de queda. O investimento empresarial avançou 1,1 por cento e o investimento no setor público ficou positivo, com alta de 0,8 por cento no segundo trimestre depois de queda de 1,5 por cento no primeiro.

Um aumento dos estoques contribuiu com 0,6 ponto percentual para o Produto Interno Bruto (PIB).

O comércio líquido contribuiu negativamente com 0,4 ponto, revertendo a contribuição positiva do primeiro trimestre devido a um aumento das importações de energia e a uma queda nas exportações de veículos.

Leia mais notícias sobre a França

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaFrançaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Melhorar a saúde e combater doenças requer espaço fiscal, diz Lula na última sessão do Brics

Às vésperas de tarifas de Trump, países ainda não fecharam acordos comerciais

Federação Israelita de SP cobra 'coragem' para apontar 'verdadeiros culpados' após fala de Lula

Design furtivo e conexão remota: veja como funciona narcosubmarino colombiano operado via Starlink