Mundo

Consumo de gás natural no País cresce 15% em março

São Paulo - Acompanhando a recuperação da economia brasileira, o consumo total de gás natural cresceu 15% em março deste ano em relação a igual mês de 2009, somando 39,61 milhões de metros cúbicos por dia, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Excluindo o consumo das termelétricas, as distribuidoras estaduais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - Acompanhando a recuperação da economia brasileira, o consumo total de gás natural cresceu 15% em março deste ano em relação a igual mês de 2009, somando 39,61 milhões de metros cúbicos por dia, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Excluindo o consumo das termelétricas, as distribuidoras estaduais registraram alta de 26,6% na demanda de indústrias, residências, comércio, cogeração e automotivo, para 35,34 milhões de metros cúbicos diários. Apesar da variação positiva sobre março de 2009, o consumo total apurado no mês passado ficou 4,5% abaixo dos 41,49 milhões de metros cúbicos por dia de fevereiro deste ano.

O forte aumento no consumo de gás na comparação anual decorre da recuperação da demanda industrial. No período em questão, as vendas do insumo cresceram 35,3%, refletindo a melhora na atividade econômica do País e, ao mesmo tempo, uma base de comparação mais fraca - o ano de 2009 foi afetado negativamente pela crise financeira internacional. Além disso, as vendas de gás para cogeração, atividade que também é relacionada ao segmento industrial, aumentou 58,6%.

O mercado de pequenos volumes também registrou crescimento no período. A venda das distribuidoras para o segmento residencial aumentou 10,5%. Na mesma linha, o setor comercial ampliou a sua demanda em 3,2%. Porém, o consumo de gás natural veicular (GNV) manteve a trajetória de retração dos últimos meses e recuou 3,8%, reforçando a falta de competitividade do preço do gás natural ante o seu principal concorrente, o etanol.

A demanda termelétrica de gás apresentou expressiva queda de 34,4% entre março de 2010 e igual mês de 2009. Isso reflete a situação confortável do nível dos reservatórios das hidrelétricas neste começo do ano, o que diminui a necessidade das térmicas entrarem em operação no sistema para garantirem o abastecimento de eletricidade do País.

No ranking das concessionárias, a Comgás (SP) segue na liderança, ao apurar vendas totais de 12,87 milhões de metros cúbicos por dia. Em segundo lugar está a CEG (RJ), com 6,56 milhões de metros cúbicos diários, seguida pela CEG-Rio, com 4,47 milhões, pela Bahiagás, com 3,58 milhões, e a Gasmig (MG), com 1,88 milhão de metros cúbicos por dia.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCrescimento econômicoDesenvolvimento econômico

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia