Mundo

Consultor econômico de Merkel assumirá BC alemão

Segundo a descrição da chanceler, ele é um "pensador independente"

Merkel, chanceler alemã: novo presidente do BC será o mais novo da história do país (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Merkel, chanceler alemã: novo presidente do BC será o mais novo da história do país (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 13h22.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou hoje que Jens Weidmann será o presidente do Bundesbank (banco central alemão) a partir de 1º de maio. Weidmann é consultor econômico sênior de Merkel e chefe do diretório econômico e financeiro da Chancelaria Federal. Segundo a descrição da chanceler, ele é um "pensador independente" e capacitado para atuar em diferentes assuntos econômicos e financeiros.

Aos 42 anos, Weidmann será o presidente mais novo nos 54 anos de história do Bundesbank e também o mais jovem membro do conselho de governo do Banco Central Europeu (BCE). Weidmann também é o representante da Alemanha nas reuniões do G-8 e do G-20.

Merkel também afirmou à imprensa que Sabine Lautenschlaeger-Peiter, atual diretora-executiva responsável por supervisão no Bafin, o órgão regulador bancário alemão, será vice-presidente do Bundesbank a partir de junho. Sabine vai suceder Franz-Christoph Zeitler.

Presidência atual

O atual presidente do Bundesbank, Axel Weber, anunciou na semana passada que deixaria o cargo no fim de abril, um ano antes do programado. A decisão pegou o governo alemão de surpresa e o privou do único candidato forte para suceder o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, que deixará o posto em outubro.

De acordo com a lei alemã, as nomeações do governo precisam ser aprovadas pelo presidente do país, Christian Wulff. O Bundesbank tem o direito de ser consultado antes de a nomeação ser confirmada, mas não pode vetá-la. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaFinançassetor-financeiroGestão pública

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra