Mundo

Construção de barragens em Belo Monte é autorizada

A estimativa é que em março do ano que vem essas barragens estejam prontas


	Rio Xingu: conforme explicou a Norte Energia, o sítio Pimental contará com vertedouros, para controlar a vazão da água que estiver no reservatório do Rio Xingu
 (Mario Tama/Getty Images)

Rio Xingu: conforme explicou a Norte Energia, o sítio Pimental contará com vertedouros, para controlar a vazão da água que estiver no reservatório do Rio Xingu (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 16h05.

São Paulo - A Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informou que começa nesta sexta-feira a construção das ensecadeiras no rio Xingu. As ensecadeiras são barragens provisórias construídas com terra e areia para desviar parte do fluxo do rio para permitir a execução dos trabalhos em um ambiente seco. Serão construídas no local onde haverá a casa de força Pimental, situada a cerca de 60 km de Altamira, Oeste do Pará. A estimativa é que em março do ano que vem essas barragens estejam prontas.

"A autorização para o início das atividades foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após a aprovação do Sistema de Transposição de Embarcações (STE) pela Fundação Nacional do Índio (Funai)", disse a Norte Energia, em nota. O STE é um mecanismo que promove a transposição das embarcações que utilizam o Rio Xingu como meio de transporte, tanto na fase atual de construção da usina quanto no futuro quando esta estiver em operação.

Conforme explicou a Norte Energia, o sítio Pimental contará com vertedouros, para controlar a vazão da água que estiver no reservatório do Xingu (o próprio leito do rio) e uma casa de força complementar equipada com turbinas. Além do Sistema de Transposição de Embarcações, neste local também será construída uma escada de peixes para possibilitar a passagem na época da piracema.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaMeio ambienteBelo MonteUsinasHidrelétricas

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos