Mundo

Conservador Varadkar é eleito novo primeiro-ministro da Irlanda

Leo Varadkar, filho de um imigrante indiano e abertamente gay, se tornou nesta quarta-feira o líder mais jovem da Irlanda

Varadkar, de 38 anos, obteve 57 votos procedentes do seu partido (Clodagh Kilcoyne/Reuters)

Varadkar, de 38 anos, obteve 57 votos procedentes do seu partido (Clodagh Kilcoyne/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de junho de 2017 às 12h31.

Dublin - O líder democrata-cristão Leo Varadkar, filho de um imigrante indiano e abertamente gay, se tornou nesta quarta-feira o primeiro-ministro mais jovem da Irlanda, após receber o apoio da maioria da Câmara baixa de Dublin (Dáil).

Varadkar, de 38 anos, obteve 57 votos procedentes do seu partido, o conservador Fine Gael, e dos deputados independentes que conformam o Governo que foi dirigido em minoria desde as eleições de 2016 pelo seu antecessor no posto, Enda Kenny.

A posse de Varadkar como "Taoiseach" (premiê) também foi possível pela abstenção de outro grande partido nacional, o centrista Fianna Fáil, que se comprometeu a apoiar Kenny em momentos-chave desta legislatura após as eleições.

Do lado contrário, se opôs à posse de Varadkar a terceira formação nacional, o Sinn Féin de Gerry Adams, que assegurou que o líder democrata-cristão continuará com as políticas de austeridade que marcaram os seis anos de Kenny no poder.

Já o dirigente nacionalista desejou sorte e disse que trabalhará estreitamente com Varadkar para fazer frente aos principais desafios que o país enfrenta, como a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e a restauração de um Governo autônomo na Irlanda do Norte.

No seu primeiro discurso como "Taoiseach", Varadkar, médico de profissão como seu pai, afirmou que o Dáil o elegeu "para liderar", mas, disse, "eu me comprometo a ajudar" este país.

Varadkar rendeu uma homenagem a Kenny, reconhecendo os méritos para "reconstruir" a economia quando chegou ao poder em 2011, poucos meses depois que o Governo do Fianna Fáil pediu um resgate à UE e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor de 85 bilhões de euros.

Após a sessão de posse, Varadkar se deslocará até a residência do presidente irlandês, Michael Sr. Higgins, para formalizar sua nomeação com chefe do Estado.

Acompanhe tudo sobre:Irlanda

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia