Mundo

Conservador Samaras é designado novo premiê grego

Samaras dirige o Nova Democracia, que venceu as eleições legislativas de domingo passado

Samaras (E) e o presidente grego, Carolos Papulias, que disse: "ordeno-lhe formar um governo e lhe desejo boa sorte, pois os problemas são numerosos e difíceis" (Andreas Solaro/AFP)

Samaras (E) e o presidente grego, Carolos Papulias, que disse: "ordeno-lhe formar um governo e lhe desejo boa sorte, pois os problemas são numerosos e difíceis" (Andreas Solaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 13h55.

Atenas - O conservador Antonis Samaras, líder do partido Nova Democracia, foi designado nesta quarta-feira como primeiro-ministro para formar um novo governo na Grécia, anunciou a presidência grega.

"Ordeno-lhe formar um governo e lhe desejo boa sorte, pois os problemas são numerosos e difíceis", declarou o presidente grego, Carolos Papulias, depois de Samaras ter lhe informado que havia obtido apoio parlamentar dos partidos Pasok (socialista) e Dimar (esquerda democrática).

Samaras, de 61 anos, dirige o Nova Democracia (NE), que venceu as eleições legislativas de domingo passado sem obter a maioria absoluta e na segunda-feira começou a rodada de negociações para formar um novo governo.

"Tenho a maioria parlamentar necessária para formar um governo de longa duração para garantir a estabilidade e a esperança" no país, declarou Samaras ao sair da entrevista com Papulias.

Uma hora antes, Evangelos Venizelos, líder do Pasok, havia revelado ao sair de uma reunião com Samaras o acordo político para formar um governo de coalizão, ansiosamente esperado pelos sócios europeus da Grécia.

Venizelos anunciou que o novo governo de coalizão conservador-socialista com apoio da esquerda democrática iria iniciar uma grande batalha na reunião de Bruxelas para suavizar o plano de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrises em empresasGréciaCrise gregaGoverno

Mais de Mundo

Secretário do Tesouro dos EUA considera 'possível' acordo com China antes de novembro

Trump elogia rei Charles III antes de viagem ao Reino Unido para visita de Estado

Netanyahu anuncia abertura de 'rotas adicionais' para que civis abandonem a Cidade de Gaza

Trump inicia segunda visita ao Reino Unido com foco em comércio e conflitos internacionais