Mundo

Conservador Mario Abdo Benítez vence eleições no Paraguai

O candidato do governante Partido Colorado foi eleito com 46,49% dos votos, contra 42,72% para o liberal Efraín Alegre

Paraguai: os resultados parciais dão também a vitória ao Partido Colorado na maioria dos 17 departamentos do país (Mario Valdez/Reuters)

Paraguai: os resultados parciais dão também a vitória ao Partido Colorado na maioria dos 17 departamentos do país (Mario Valdez/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de abril de 2018 às 06h48.

Última atualização em 23 de abril de 2018 às 10h34.

Assunção - O candidato do governante Partido Colorado, o conservador Mario Abdo Benítez, é o presidente eleito do Paraguai, apurados 96% dos votos, anunciou neste domingo Jaime Bestard, presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE).

Bestard disse em entrevista coletiva que os resultados oficiosos, faltando a apuração de menos de mil urnas, tornam "irreversível" a vitória de Benítez.

A autoridade eleitoral falou com a imprensa quando os resultados preliminares davam 46,49% dos votos a Benítez, contra 42,72% para o liberal Efraín Alegre, 3% de diferença sobre o candidato da aliança opositora Ganar.

Benítez ocupará a partir de agosto, quando tomar posse, a Presidência do Paraguai pelos próximos cinco anos junto com Hugo Velázquez, ex-presidente da Câmara de Deputados e vice-presidente eleito do país.

Os resultados parciais dão também a vitória ao Partido Colorado na maioria dos 17 departamentos do país, cujos governos também estão em disputa no pleito.

O partido conseguiu uma importante, embora apertada vitória no departamento Central, até agora um reduto liberal, e que representa cerca de 25% dos votos do país.

Em uma eleição na qual não há segundo turno, mais de quatro milhões de paraguaios foram convocados às urnas para escolher além desses cargos o novo Congresso (Senado e Câmara de Deputados) e os representantes do Parlasur (Parlamento do Mercosul).

Os resultados do Congresso serão conhecidos a partir da próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesParaguai

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA