Mundo

Conselho pede fim de subsídios a combustíveis fósseis

Únicos beneficiários são as empresas do setor, com seus lucros recordes, diz a NCDR

“Os únicos beneficiários dos subsídios aos combustíveis fósseis são companhias de petróleo, gás e carvão", disse Jake Schmidt, diretor da NCDR (©AFP/Arquivo / Kenzo Tribouillard)

“Os únicos beneficiários dos subsídios aos combustíveis fósseis são companhias de petróleo, gás e carvão", disse Jake Schmidt, diretor da NCDR (©AFP/Arquivo / Kenzo Tribouillard)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 15h50.

Rio de Janeiro - O fim dos subsídios aos combustíveis fósseis economizaria para os governos U$ 1 trilhão, e melhoraria as condições ambientais e econômicas em todo o mundo, de acordo com um relatório do Conselho Nacional de Defesa dos Recursos (NCDR) e de outros grupos ambientais e de militância social.

Em uma coletiva à imprensa na Rio+20, o diretor de políticas do clima da NCDR, Jake Schmidt, fez a seguinte declaração:

“Os únicos beneficiários dos subsídios aos combustíveis fósseis são companhias de petróleo, gás e carvão que estão realizando lucros recordes às custas do resto de nós. Em vez de subsidiar corporações que destroem nosso planeta, os governos deveriam estar fazendo mais para ajudar a apoiar e desenvolver mais energia limpa e renovável que possa realmente ajudar nosso planeta, reduzir nosso consumo de energia e reviver nossas economias.”

Baseado em dados governamentais em todo o mundo, o relatório diz que o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis poderia economizar aos governos e contribuintes U$ 775 bilhões por ano, reduzir as emissões de CO2 em 6 por cento até 2020, e reduzir a demanda global de energia em 5 por cento até 2020. Além disso, os pobres seriam beneficiados, uma vez que a vasta maioria dos subsídios beneficiam apenas apenas os segmentos mais ricos da população.

Para ler todo o relatório da NCDR, clique aqui. Para mais dados sobre os subsídios aos combustíveis fósseis, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeRio+20

Mais de Mundo

Caso Epstein: arquivos sobre os crimes serão divulgados em 30 dias, diz procuradora

Dólar perderá força no cenário global em 2026, diz gerente do J.P. Morgan

Israel bombardeia sul do Líbano apesar do cessar-fogo com Hezbollah

Justiça da Argentina ordena apreensão de US$ 500 milhões em bens de Cristina Kirchner