Mundo

Conselho Nacional de Transição da Líbia demite governo

Os dirigentes do governo provisório do país foram acusados de incompetência

O episódio ocorre a pouco mais de um mês de o CNT promover as primeiras eleições nacionais, em junho (Mahmud Turkia/AFP)

O episódio ocorre a pouco mais de um mês de o CNT promover as primeiras eleições nacionais, em junho (Mahmud Turkia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 09h39.

Brasília – O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, principal responsável pela queda do governo do ex-presidente Muammar Khadafi (morto em outubro de 2011), demitiu o governo provisório do país. O comando do conselho alegou que os dirigentes eram incompetentes. O CNT conta com o apoio do Brasil e da comunidade internacional para a chamada reconstrução da Líbia.

Fathi Baja, um dos dirigentes demitidos, disse que o conselho aprovou um voto de censura ao primeiro-ministro, Abdurrahim El Keib. Moussa Al Kuni, outro integrante do CNT, confirmou que o voto ocorreu anteontem (25), mas a decisão não foi divulgada devido à incapacidade do conselho de formar novo governo.

O episódio ocorre a pouco mais de um mês de o CNT promover as primeiras eleições nacionais, em junho. El Keib, que assumiu o cargo em novembro, um mês depois do fim da guerra civil, acusou o CNT de prejudicar o trabalho do governo.

O primeiro-ministro El Keib acusou “alguns membros do Conselho de Transição” de “atacar insistentemente o trabalho do governo nos últimos cinco meses”.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemissõesDesempregogestao-de-negociosGovernoLíbia

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial