Mundo

Conselho elege português para suceder Ban Ki-moon na ONU

Conselho de Segurança elegeu o português António Guterres como próximo secretário-geral da ONU, no lugar de Ban Ki-Moon


	António Guterres: Conselho de Segurança fechou acordo para nomear ex-premiê de Portugal como novo secretário-geral da ONU
 (REUTERS/Denis Balibouse)

António Guterres: Conselho de Segurança fechou acordo para nomear ex-premiê de Portugal como novo secretário-geral da ONU (REUTERS/Denis Balibouse)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2016 às 15h20.

Nova York - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas chegou a um acordo para apontar o ex-premiê de Portugal António Guterres como o próximo secretário-geral da ONU.

O embaixador russo para a ONU, Vitaly Churkin, fez o anúncio a repórteres nesta quarta-feira, ladeado pelos embaixadores das outras 14 nações representadas no Conselho de Segurança, após eles realizarem a sexta consulta informal sobre os dez candidatos, a portas fechadas.

Guterres, que atuou como diretor para a questão dos refugiados na ONU até dezembro, liderava em todas as cinco consultas anteriores. Diplomatas disseram que, na sexta consulta, houve 13 votos para Guterres e duas abstenções.

Churkin disse que o Conselho de Segurança se reunirá na manhã da quinta-feira para aprovar formalmente Guterres e recomendar a candidatura dele à Assembleia Geral, que precisa dar a aprovação final ao nome.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ONUConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC