Mundo

Conselho de Segurança renova missão da ONU no Afeganistão

O principal órgão de decisão da ONU aprovou por unanimidade a extensão da missão até 23 de março de 2013

A missão deverá dirigir os esforços internacionais para que as autoridades afegãs reforcem o assentamento das instituições e o estado de direito (Behrouz Mehri/AFP)

A missão deverá dirigir os esforços internacionais para que as autoridades afegãs reforcem o assentamento das instituições e o estado de direito (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2012 às 19h29.

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU renovou nesta quinta-feira por um ano o mandato da missão do organismo no Afeganistão (Unama) para continuar ajudando as autoridades de Cabul a recuperar a plena soberania do país, assumir o controle da segurança e avançar no desenvolvimento econômico.

O principal órgão de decisão da ONU aprovou por unanimidade a extensão da missão até 23 de março de 2013 em uma resolução apresentada pela Alemanha e que pede à Unama que se envolva 'plenamente' nos esforços de Cabul para assumir a direção nos âmbitos de 'segurança, governança e desenvolvimento'.

A resolução decide que a Unama e o representante especial do secretário-geral da ONU no país, Jan Kubis, continuem 'orientando e coordenando o trabalho civil internacional' no Afeganistão, segundo o estipulado nas conferências realizadas em Londres, Cabul e Bonn a respeito.

Nesse sentido, a missão deverá dirigir os esforços internacionais para que as autoridades afegãs reforcem o assentamento das instituições e o estado de direito, e as deverá apoiar em seus esforços para buscar a reconciliação, distribuir ajuda humanitária e organizar eleições.

A resolução também pede ao governo afegão que, com a ajuda da comunidade internacional, responda às ameaças impostas pelos grupos armados no país, e reitera a importância de que a comunidade internacional respalde Cabul na tomada do controle do setor da segurança.

Os 15 membros do Conselho renovaram assim o mandato de uma missão criada em 2002, após concordar nesta semana sobre o 'papel central' que a ONU deve seguir desempenhando no Afeganistão nos próximos meses ante a retirada de tropas americanas. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaConselho de Segurança da ONUONU

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos