Mundo

ONU vai fazer reunião de emergência sobre testes nucleares

A reunião está marcada para às 15h (16h em Brasília) e está previsto que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, faça uma declaração aos jornalistas


	Testes nucleares da Coreia: na terça-feira passada, o Conselho de Segurança fez outra reunião a portas fechadas
 (REUTERS/Kim Hong-Ji)

Testes nucleares da Coreia: na terça-feira passada, o Conselho de Segurança fez outra reunião a portas fechadas (REUTERS/Kim Hong-Ji)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 11h37.

Nova York - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá hoje a portas fechadas, pela segunda vez nesta semana, para analisar o novo teste nuclear da Coreia do Norte.

A reunião está marcada para às 15h (horário local, 16h em Brasília) e está previsto também que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, faça uma declaração aos jornalistas.

Na terça-feira passada, o Conselho de Segurança fez outra reunião a portas fechadas por causa de um teste com mísseis realizado pela Coreia do Norte.

Após esse encontro, o principal órgão de decisões da ONU publicou uma declaração na qual "condenou firmemente" esse teste e pediu ao governo em Pyongyang para cessar as "violações" das resoluções.

Unido a isso, Ban, por meio de um porta-voz, afirmou que os lançamentos de mísseis balísticos ao Mar do Japão são "claras violações" das resoluções do Conselho.

"Reiteramos o pedido de toda a comunidade internacional à República Popular Democrática de Coreia para cessar as provocações e voltar ao caminho da desnuclearização", afirmou Ban.

A nova reunião do Conselho de Segurança acontece horas após a Coreia do Norte confirmar ter realizado seu 5º teste nuclear, coincidindo com os 68 anos da fundação do país, conforme informou a TV pública.

A detonação aconteceu "com sucesso" na base de Punggye-ri, no nordeste do país, o mesmo lugar onde a Coreia do Norte já detonou explosivos nucleares em 2006, 2009, 2013 e em janeiro deste ano. 

Texto atualizado às 11h35

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteONUTestes nucleares

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto