Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Ataque israelense tinha como alvo uma reunião da liderança do Hamas e matou cinco palestinos e um agente de segurança catariano

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 17h19.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

Em um exercício sem precedentes de unanimidade, o Conselho de Segurança da ONU emitiu nesta quinta-feira uma declaração conjunta condenando os ataques israelenses de terça-feira em Doha, horas antes de realizar uma sessão de emergência para a qual foi convidado o primeiro-ministro do Catar, Mohammed Bin Abdulrahman al-Thani.

O texto, que também foi endossado pelos Estados Unidos, não menciona Israel pelo nome, mas destaca seu "apoio à soberania e à integridade territorial do Catar, de acordo com os princípios da carta da ONU".

Além disso, enfatiza que Doha "é o território de um mediador importante", referindo-se às únicas negociações abertas, embora indiretas, entre Israel e o grupo palestino Hamas.

O ataque israelense, que matou cinco palestinos e um agente de segurança catariano, tinha como alvo uma reunião da liderança do Hamas, mas o movimento palestino afirmou posteriormente que entre as vítimas não havia líderes das negociações com Israel.

Para o Conselho de Segurança, "acabar com a guerra e o sofrimento em Gaza deve continuar sendo a prioridade", motivo pelo qual é importante apoiar os esforços diplomáticos de "Catar, Egito e Estados Unidos".

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUIsraelConflito árabe-israelenseCatar

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda