Mundo

Conselho de Segurança da ONU analisará teste norte-coreano

Reunião, que será realizada às 15h local (16h, em Brasília), foi solicitada na véspera pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul

Presidência do Conselho de Segurança da ONU é exercida neste mês pela China (Stephanie Keith/Reuters)

Presidência do Conselho de Segurança da ONU é exercida neste mês pela China (Stephanie Keith/Reuters)

E

EFE

Publicado em 5 de julho de 2017 às 11h52.

Última atualização em 5 de julho de 2017 às 11h55.

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta quarta-feira de forma urgente para analisar uma resposta perante o novo teste balístico da Coreia do Norte, confirmaram fontes oficiais.

A reunião, que será realizada às 15h local (16h, em Brasília), foi solicitada na véspera pelos Estados Unidos e Japão, dois dos membros do Conselho de Segurança, bem como pela Coreia do Sul.

O regime de Pyongyang anunciou na terça-feira o lançamento de um míssil intercontinental (ICMB) chamado Hwasong-14, com capacidade para percorrer entre 7 mil e 8 mil quilômetros.

O projétil alcançou uma altura de 2.802 quilômetros e percorreu 933 quilômetros em 39 minutos, até cair em águas do Mar de Japão.

Este lançamento, bem como outros anteriores e os testes nucleares que vem realizando a Coreia do Norte desde 2006, transgridem as normas da ONU, que vem sancionando o regime de Pyongyang por estes testes.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou na terça-feira este lançamento norte-coreano e o considerou um "perigoso agravamento" da sua situação diplomática.

O Governo da Coreia do Norte "deve cessar suas provocações e acatar totalmente as obrigações internacionais", acrescentou Guterres em um comunicado divulgado por seu porta-voz.

A presidência do Conselho de Segurança da ONU é exercida neste mês pela China.

"Devemos aumentar a pressão sobre Pyongyang", afirmou em um tweet a missão da França perante a ONU, que confirmou a convocação da reunião do Conselho de Segurança para as próximas horas.

A reunião urgente também foi confirmada pela missão americana perante a ONU.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)JapãoONU

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido