Mundo

Conselho de cardeais encarregado de reformar Cúria se reúne

Conselho dos oito cardeais nomeados pelo papa Francisco para ajudá-lo a governar a Igreja, incluindo a reforma da Cúria, começou uma segunda rodada de reuniões


	Papa Francisco com o Conselho de cardeais do Vaticano: nova rodada segue à iniciada no começo de outubro
 (Osservatore Romano/Reuters)

Papa Francisco com o Conselho de cardeais do Vaticano: nova rodada segue à iniciada no começo de outubro (Osservatore Romano/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 13h27.

Cidade do Vaticano - O Conselho dos oito cardeais nomeados pelo papa Francisco para ajudá-lo a governar a Igreja, incluindo a reforma da Cúria, o chamado "G8 Vaticano", começou nesta terça-feira uma segunda rodada de reuniões, na qual tratarão sobre a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Esta nova rodada segue à iniciada no começo de outubro, após a qual os cardeais chegaram à conclusão da necessidade de não limitar-se a fazer somente "pequenos retoques" na constituição apostólica "Pastor Bonus", mas sim criar uma nova constituição apostólica sobre a Cúria Romana.

Conforme informou nesta manhã o porta-voz do escritório de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, o Conselho, continuará analisando as questões referentes à Cúria Romana. Porém, o colegiado irá se focar primeiro em questões sobre a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

As reuniões acontecem até a próxima quinta-feira, na Casa Santa Marta. O papa estará presente em todos os encontros, exceto no de amanhã, dia em que celebra a audiência geral.

Segundo o escritório de imprensa do Vaticano, o "G8" foi criado para "fornecer conselhos ao papa", mas não tomará decisões.

Nestes dias não estão previstas reuniões sobre temas econômicos. Este assunto deve retomar somente na rodada marcada para acontecer em 17 e 18 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais