Mundo

Conselho da ONU analisará anúncio sobre Jerusalém na sexta

A reunião de urgência foi solicitada por oito dos 15 integrantes do conselho: Bolívia, Egito, França, Itália, Reino Unido, Senegal, Suécia e Uruguai

Trump: Trump anunciou hoje que seu país reconhecerá, a partir de agora, Jerusalém como capital de Israel (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: Trump anunciou hoje que seu país reconhecerá, a partir de agora, Jerusalém como capital de Israel (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 21h43.

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá na próxima sexta-feira para analisar uma resposta diante do anúncio dos Estados Unidos de que reconhecerá Jerusalém como a capital de Israel.

A reunião de urgência foi solicitada por oito dos 15 integrantes do conselho: Bolívia, Egito, França, Itália, Reino Unido, Senegal, Suécia e Uruguai, informaram fontes diplomáticas.

A missão francesa na ONU confirmou posteriormente que a reunião acontecerá na sexta-feira pela manhã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que seu país reconhecerá, a partir de agora, Jerusalém como capital de Israel e ordenou o início do processo de transferência da embaixada, que atualmente está em Tel Aviv, para a Cidade Sagrada.

Assim que soube da decisão de Trump, o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, insistiu na necessidade de que o status final de Jerusalém seja resolvido em negociações diretas entre israelenses e palestinos.

Guterres também reiterou sua oposição a qualquer "medida unilateral" que possa colocar em risco o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpIsraelConselho de Segurança da ONUJerusalém

Mais de Mundo

Após pressão de Trump, Índia fecha acordo para comprar gás americano

EUA retomam voos domésticos após fim das restrições do shutdown

Ex-premiê de Bangladesh é condenada à morte por repressão a protestos

Trump diz que Câmara deveria votar pela divulgação dos arquivos de Epstein