Mundo

Conselheiro do MP entra com reclamação contra promotor do caso Tiririca

Promotor questiona na Justiça se Tiririca é analfabeto

O palhaço Tiririca é acusado de ser analfabeto, o que o impediria de tomar seu assento no Congresso (Arquivo/Tititi)

O palhaço Tiririca é acusado de ser analfabeto, o que o impediria de tomar seu assento no Congresso (Arquivo/Tititi)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 19h53.

Brasília – O conselheiro Bruno Dantas, do Conselho Nacional do Ministério Público, entrou hoje (25) com uma reclamação disciplinar contra o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, que questiona na Justiça se o comediante Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, é analfabeto.

Dantas ainda afirma que não questiona a legitimidade do pedido, mas a forma como o promotor está conduzindo o caso. Para ele, Lopes optou “pela desmoralização pública do candidato eleito Tiririca, em vez de se pautar sua atuação exclusivamente na técnica processual, como o fazem a esmagadora maioria dos membros do Ministério Público brasileiro que não dependem de holofotes para desenvolver seus mister e alcançar resultados positivos para a cidadania brasileira”.

Segundo a reclamação, o promotor teve “comportamento inoportuno e incompatível com a função ministerial”, ao criticar o comediante Tiririca na imprensa, alegando que o caso era uma “questão de honra”. Segundo Dantas, o posicionamento é “incompatível com o princípio constitucional da impessoalidade.”

O conselheiro ainda argumenta que a candidatura de Tiririca não foi contestada em nenhum momento dentro do prazo legal e que há dúvidas se o promotor poderia ter formulado as representações questionando se o candidato é ou não alfabetizado.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010PolíticaPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento