Mundo

Conselheiro de Turquia diz que Trump ameaça laços com sanções

A Turquia pediu aos EUA que revertam a decisão de implementar sanções a dois ministros turcos pela detenção de um pastor americano

As relações também pioraram com a receite condenação nos EUA de um banqueiro turco acusado de ajudar o Irã a escapar de sanções americanas (Murat Kula/Presidential Palace/Reuters)

As relações também pioraram com a receite condenação nos EUA de um banqueiro turco acusado de ajudar o Irã a escapar de sanções americanas (Murat Kula/Presidential Palace/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de agosto de 2018 às 14h36.

Ancara - O conselheiro sênior da presidência da Turquia Ilnur Cevik acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ameaçar os laços estreitos de longa data entre a Turquia e os EUA depois que Washington impôs sanções a dois ministros turcos pela detenção de um pastor americano.

A Turquia pediu aos EUA que revertam a decisão de implementar penalidades aos ministros do Interior e da Justiça. Ancara, no entanto, também prometeu retaliar a medida. A intenção do governo Donald Trump é libertar o pastor Andrew Brunson, que está sendo julgado por espionagem e por acusações relacionadas a terrorismo.

As sanções já inflamaram as relações entre os dois países, que estão aliados na luta contra o terrorismo no Iraque e no Afeganistão, mas não conseguem destravar uma série de questões, incluindo o apoio de Washington à milícia curda síria, a qual Ancara considera terrorista. As relações também azedaram com a receite condenação nos EUA de um banqueiro turco acusado de ajudar o Irã a escapar de sanções americanas.

À Associated Press, o conselheiro Cevik disse que a Turquia ainda estava estudando possíveis medidas, mas queria "minimizar os danos". De acordo com ele, "todo mundo está desapontado. Ninguém esperava esse tipo de tratamento para os dois ministros. O presidente Trump está assumindo um caso muito pequeno e colocando em risco as relações turco-americanas e a amizade entre os dois países".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Lula se reúne com Papa Leão XIV no Vaticano

Maduro chama María Corina de 'bruxa demoníaca' após Nobel da Paz

Hamas liberta todos os reféns sobreviventes após dois anos de conflito, diz Israel

China critica EUA e ameaça contramedidas: 'não temos medo de uma guerra comercial'