Mundo

Connecticut aprova lei que extingue pena de morte

A lei, que fará de Connecticut o 17º Estado a abolir a pena de morte, precisa ser assinada pelo governador Dannel P. Malloy, que já se comprometeu a dar o seu aval

Connecticut realizou apenas uma execução em 51 anos. O serial killer Michael Ross recebeu uma injeção letal em 2005, após desistir de seu direito à apelação (AFP)

Connecticut realizou apenas uma execução em 51 anos. O serial killer Michael Ross recebeu uma injeção letal em 2005, após desistir de seu direito à apelação (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2012 às 15h18.

Hartford - Após anos de fracassadas tentativas para acabar com a pena de morte, deputados de Connecticut aprovaram uma lei que extingue a pena capital no Estado. Como esperado, 86 membros da Câmara dos Representantes aprovaram a medida na quarta-feira, contra 62 opositores, após um debate que durou 10 horas.

A lei, que fará de Connecticut o 17º Estado a abolir a pena de morte, precisa ser assinada pelo governador Dannel P. Malloy, que já se comprometeu a dar o seu aval.

"Vamos criar um sistema que nos permita afastar essas pessoas do cotidiano, em condições de vida que nenhum de nós gostaria de experimentar", disse o governador democrata após a votação. "Vamos jogar a chave fora e fazer com que passem o resto de suas vidas na cadeia."

A lei extingue a pena de morte para crimes futuros e a transforma numa sentença de prisão perpétua, sem a possibilidade de libertação.

Nos últimos cinco anos, outros quatro Estados norte-americanos aboliram a pena capital: Novo México, Illinois, Nova Jersey e Nova York. Propostas nesse sentido também são analisadas em outros Estados, dentre eles Kansas e Kentucky. Na Califórnia, opositores da pena de morte conseguiram reunir assinaturas suficientes para a apresentação de um projeto, que deve ser colocado em referendo em novembro.

Connecticut realizou apenas uma execução em 51 anos. O serial killer Michael Ross recebeu uma injeção letal em 2005, após desistir de seu direito à apelação.

Os legisladores conseguiram apoio para aprovar a lei porque ela vai afetar apenas crimes futuros e não os 11 homens que estão atualmente no corredor da morte. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)LegislaçãoPaíses ricosPena de mortePrisões

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA