Mundo

Conheça os bastidores da primeira cerimônia de posse de um presidente dos EUA

Nesta segunda-feira, Donald Trump toma posse como 47º presidente dos Estados Unidos

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 08h49.

Última atualização em 20 de janeiro de 2025 às 11h09.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será oficialmente empossado nesta segunda-feira, 20 de janeiro, em uma cerimônia realizada em Washington, D.C.

A posse presidencial, uma tradição centenária que simboliza a transferência de poder para o novo líder da Casa Branca, ocorre mais de 230 anos após a primeira cerimônia, quando George Washington foi empossado como o primeiro presidente do país.

Em 30 de abril de 1789, a posse de George Washington aconteceu no Federal Hall, em Nova York, então capital dos Estados Unidos. Washington residia em Mount Vernon, na Virgínia, a cerca de 400 km de distância, e iniciou sua jornada rumo a Nova York em 23 de abril daquele ano. Escoltado por congressistas, ele navegou pela costa leste até ser recebido com grande celebração pelo governador George Clinton e uma multidão de nova-iorquinos.

“A embarcação, com uma quilha de 47 pés, ostentava um mastro e uma vela enfeitados com cortinas vermelhas, um toldo e 13 remos em ambos os lados. Os remadores, todos pilotos de Nova York, usavam aventais brancos idênticos e bonés pretos”, segundo informações da Mount Vernon Ladies Association of the Union (MVLA), uma das mais antigas organizações de preservação histórica do país, que mantém a propriedade de Mount Vernon, em publicação da CNN.

George Washington, 1º presidente dos Estados Unidos - Bettmann/Getty Images (Bettmann/Getty Images)

“Com uma grande variedade de embarcações decoradas seguindo a barcaça presidencial, uma procissão marítima improvisada foi formada. Ao passar pela Battery em Staten Island, 13 canhões dispararam suas saudações de fumaça, orientando todos os navios a exibirem suas bandeiras”.

A cerimônia ocorreu ao ar livre, em frente ao plenário do Senado, para garantir que o máximo de pessoas pudesse acompanhar o evento. Durante o ato, Washington fez o juramento de posse diante do chanceler de Nova York, Robert Livingston, enquanto o secretário do Senado, Samuel Otis, segurava a Bíblia cerimonial.

Após o juramento, o primeiro presidente dos EUA voltou ao Senado para pronunciar seu discurso de posse, um marco que se tornaria tradição. Relatos da época descrevem Washington como nervoso, com tom de voz baixo e postura séria, em contraste com a grandiosidade do evento.

“O senador William Maclay, da Pensilvânia, observou que o presidente Washington, não particularmente confortável com oratória, tremeu enquanto falava durante o discurso de vinte minutos”, explicou a WHHA.

“A noite foi marcada por iluminações nas residências da cidade e queima de fogos de artifício. O comerciante de Boston, John May (1748-1812), relatou que os fogos de artifício foram “bem executados” e recebidos com aplausos tumultuosos”, aponta a MVLA.

Depois do discurso, houve um serviço religioso na St. Paul’s Chapel, seguido por uma escolta presidencial de carruagem até a residência oficial. À noite, Washington tentou assistir a um espetáculo de fogos de artifício na casa do chanceler, mas a multidão era tão grande que ele e sua comitiva tiveram que abandonar a carruagem e retornar a pé para casa.

Quando será a posse de Trump?

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, será empossado no dia 20 de janeiro, em uma cerimônia realizada em Washington. O evento começará às 11h30 (horário de Brasília), com apresentações musicais, e a cerimônia de posse em si ocorrerá a partir das 14h (horário de Brasília) no Capitólio, em Washington, D.C

A cerimônia contará com a presença de diversas autoridades, incluindo ex-presidentes americanos, e será marcado por um robusto esquema de segurança.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Discurso nacionalista, protestos e fotos alteradas: relembre a posse de Trump em 2017

Posse de Trump: Relembre as principais promessas de campanha do republicano

Trump nunca mais poderá concorrer à presidência; entenda

Israel liberta 90 Palestinos após soltura de três reféns pelo Hamas