Mundo

Conheça os números nada verdes da Copa do Mundo 2010

Estudo mostra que Copa na África do Sul será o evento com as maiores emissões do mundo dentre aqueles que se propuseram a ser "neutros" em carbono

A construção dos estádios e uso dos materiais corresponde a 15.359 toneladas de emissões (.)

A construção dos estádios e uso dos materiais corresponde a 15.359 toneladas de emissões (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

SÃO PAULO - 22 jogadores em campo, uma bola, 32 seleções classificadas, 30 dias de competição e 2,75 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidas.

Não se espante com a disparidade do último número: segundo um estudo realizado pela Embaixada da Noruega e pelo governo da África do Sul, a Copa do Mundo 2010 será o evento com as maiores emissões do mundo dentre aqueles que se propuseram a ser "neutros" em carbono.
  
A principal responsável por essas emissões é a quantidade de viagens internacionais ligadas ao evento, responsáveis por 1.856.589 toneladas de CO2, ou 67% do total. Ainda assim, excluindo este número, a pegada de carbono do mundial da FIFA 2010 é mais de oito vezes a estimada da Copa de 2006 na Alemanha.

A análise detalhou a origem das emissões (e como poluição sonora não fazia parte do estudo, as vuvuzelas escaparam da culpa).O transporte entre cidades deve corresponder a 484.961 toneladas, já o transporte dentro das cidades representa 39.577.

A construção dos estádios e uso dos materiais corresponde a 15.359toneladas de emissões, já o uso dos mesmos, incluindo gastos energéticos, deve ficar em torno de 16.637 toneladas. O uso de energia nas acomodações dos turistas, atletas, comissões técnicas, imprensa e etc representam 12% do total - 340.128 toneladas.

Entre os fatores apontados para o impressionante número total (2.753.250 toneladas emitidas) está a localização geográfica da África do Sul. Outro fator que contribui é que, apesar dos investimentos da organização para diminuir as emissões na construção de estádios, há poucos meios de transporte "limpos", como trens elétricos, ligando as cidades.

Leia mais:

Burocracia pode atrasar ações para Copa Verde de 2014

Projeto olímpico de Londres pode inspirar Copa sustentável no Brasil

Camisa da Copa é feita com garrafas PET

 

 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulAquecimento globalClimaCopa do MundoEsportesFutebolSustentabilidade

Mais de Mundo

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano