Mundo

Conheça a trajetória política de Xi Jinping, o líder mais poderoso da China

Ao longo de sua carreira política, ele ocupou vários cargos importantes, como secretário e governador de diversas províncias

Xi: atual presidente da República Popular da China. (Kevin Frayer/Getty Images)

Xi: atual presidente da República Popular da China. (Kevin Frayer/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 12 de abril de 2023 às 17h53.

Última atualização em 12 de abril de 2023 às 17h53.

Xi Jinping é o atual presidente da República Popular da China e secretário-geral do Partido Comunista Chinês. Ele está no poder desde 2013 e consolidou sua posição como um dos líderes chineses mais poderosos da história recente.

Nascido em 1953 em Pequim, Xi Jinping é filho de Xi Zhongxun, ex-vice-primeiro-ministro da China e membro fundador do Partido Comunista Chinês. Seu pai também foi companheiro de armas de Mao Tsé-Tung, ex-presidente da China. Devido a alguns problemas de seu pai com o regime do país, em 1969, Xi Jinping foi enviado a Yan chuan, em Xianxim, para trabalhar numa comunidade agrícola por seis anos.

Xi Jinping foi educado na China e se filiou ao Partido Comunista em 1974. Ele é formado em Engenharia Química e obteve um doutorado em Direito pela Universidade Tsinghua, em Pequim.

Xi Jinping começou sua carreira política no início dos anos 1980, trabalhando em vários cargos do governo local nas províncias chinesas de Fujian e Zhejiang. Mais tarde, ele serviu como governador da província de Fujian, secretário do partido na província de Zhejiang e secretário do partido em Xangai.

Em 2007, Xi Jinping foi nomeado para o Comitê Permanente do Politburo, o mais alto órgão de decisão do Partido Comunista Chinês.

Ao longo de sua carreira política, ele ocupou vários cargos importantes, como secretário e governador de diversas províncias.

Em Fujian, priorizou a preservação ambiental e as relações com Taiwan, enquanto em Zhejiang, promoveu a reestruturação da indústria local em busca de desenvolvimento sustentável.

Depois que Hu Jintao deixou o cargo de presidente em 2013, Xi Jinping assumiu a presidência e se tornou o líder do Partido Comunista Chinês.

Grandes campanhas

Ao assumir o poder, Xi Jinping lançou uma grande campanha anticorrupção, reprimiu a dissidência e afirmou o domínio da China no cenário mundial por meio de iniciativas como a do Cinturão e Rota, um projeto de infraestrutura e comércio que engloba a Ásia, África e Europa. Neste momento discute-se a entrada do Brasil na iniciativa chinesa.

Sob sua liderança, a China também se tornou cada vez mais assertiva em suas disputas territoriais no Mar do Sul da China e vem se tornado cada vez mais uma potência da tecnologia e do desenvolvimento econômico.

Xi Jinping também tem feito acordos para a expansão do uso do Renminbi (RMB), moeda chinesa, o que contribuirá para construir um sistema monetário internacional mais resistente e menos dependente do dólar americano. Recentemente, o Brasil fez um acordo com a China para comercialização sem o uso do dólar como moeda intermediária.

Acompanhe tudo sobre:Xi JinpingChina

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo