Mundo

Congresso prepara emenda para imunizar CNJ

O texto deixará claro que a Corregedoria Nacional tem poder de investigar e punir juízes e não precisa ficar a reboque dos tribunais locais

Criado pela Reforma do Judiciário, o CNJ nasceu como órgão de controle do Judiciário (Monique Renne/EXAME.com)

Criado pela Reforma do Judiciário, o CNJ nasceu como órgão de controle do Judiciário (Monique Renne/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 22h27.

São Paulo - Para blindar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de ataques corporativistas e ameaças de esvaziamento, o Congresso prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que imunizaria o órgão.

O texto deixará claro que a Corregedoria Nacional tem poder de investigar e punir juízes e não precisa ficar a reboque dos tribunais locais, via de regra, mais sensíveis a argumentos corporativos. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO), autor da proposta, começa amanhã a coletar as assinaturas necessárias para protocolar o texto.

A mudança na Constituição também pode encerrar a discussão travada desde o ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os limites da competência da Corregedoria Nacional. A controvérsia se arrasta há quase dois anos e tem limitado a atuação da Corregedoria e levado de volta ao cargo juízes que foram afastados por denúncias de irregularidades.

Criado pela Reforma do Judiciário, o CNJ nasceu como órgão de controle do Judiciário e tinha como um dos objetivos minar o corporativismo e a proteção corporativa a magistrados suspeitos de irregularidades.

Acompanhe tudo sobre:CongressoJustiçaLegislaçãoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Mundo

Secretário do Tesouro dos EUA diz que sem acordos, tarifas serão reativadas em agosto

Declaração final do Brics critica tarifas de Trump, condena ataques ao Irã e defende regulação da IA

Texas procura desaparecidos após enchentes que deixaram 59 mortos

Por que o Brics defende tanto o multilateralismo —e como isso confronta Trump