Mundo

Congresso dos EUA solicita ao FBI documentos de Comey sobre Trump

Petição inclui "memorandos, notas, resumos e gravações" em poder do FBI para que sejam entreguem antes do dia 24 de maio

Donald Trump: na semana passada, Trump demitiu James Comey, que comandava a investigação do FBI para esclarecer as ligações dos russos com a campanha presidencial de Trump (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: na semana passada, Trump demitiu James Comey, que comandava a investigação do FBI para esclarecer as ligações dos russos com a campanha presidencial de Trump (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de maio de 2017 às 08h02.

Washington - O Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos solicitou nesta terça-feira ao FBI, todos os documentos que seu ex-diretor James Comey elaborou sobre suas conversas com o presidente Donald Trump.

A petição, assinada pelo presidente do comitê, o republicano Jason Chaffetz, inclui "memorandos, notas, resumos e gravações" em poder do FBI para que sejam entreguem antes do dia 24 de maio.

"Se for verdade, estes memorandos apresentam dúvidas sobre se o presidente tentou influenciar ou impedir a investigação do FBI no que se refere ao general (Michael) Flynn", disse Chaffetz, em sua carta dirigida ao diretor interino do FBI, Andrew G. McCabe.

Esta solicitação acontece depois que o jornal "The New York Times" revelou hoje a existência de documentos elaborados por Comey, a fim de documentar suas conversas com Trump.

Em um destes documentos, tinha o pedido de Trump para que Comey encerrasse a uma investigação as ligações da Rússia com seu ex-assessor de segurança nacional, o general aposentado Michael Flynn.

"Espero que possa deixar isto passar", disse Trump a Comey, segundo o texto divulgado pelo jornal. "É um bom sujeito", acrescentou o governante, de acordo com o "NYT".

Na semana passada, Trump demitiu James Comey, que comandava a investigação do FBI para esclarecer as ligações dos russos com a campanha presidencial de Trump, um assunto também abordado pelo Congresso.

Ainda na semana passada, o Comitê de Inteligência do Senado ordenou que Comey entregasse todos seus documentos relacionados com Rússia, depois dele se negar a colaborar com a investigação.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)FBI

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto