Mundo

Confrontos no Sudão do Sul deixam ao menos 200 mortos

Segundo Ministério da Informação um grupo lançou uma série de ataques entre sexta-feira e sábado contra oito bairros de Jonglei para roubar milhares de cabeças de gado

Os choques tribais ameaçam o futuro da República do Sudão do Sul, que proclamou sua independência em julho do ano passado (Getty Images)

Os choques tribais ameaçam o futuro da República do Sudão do Sul, que proclamou sua independência em julho do ano passado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 17h33.

Cartum - Ao menos 200 pessoas morreram e outras 200 ficaram feridas em confrontos tribais ocorridos nos últimos dias no estado de Jonglei, no Sudão do Sul, informou nesta segunda-feira o Ministério de Informação dessa região.

Em comunicado, a instituição explicou que um grupo armado lançou uma série de ataques entre sexta-feira e sábado contra oito bairros de Jonglei para roubar milhares de cabeças de gado.

Em meados de janeiro passado, ao menos 97 pessoas, entre elas dezenas de crianças e mulheres, morreram em choques entre tribos rivais em Jonglei e mais de 70 mil habitantes tiveram que abandonar o estado.

Situado no leste do país, em seu vasto território Jonglei acolhe tribos como Dinka Boor, Anyuak, Jie, Murle e Lou Nuer, que apesar de viverem juntas há anos na mesma região se viram envolvidas em uma espiral de violência desde o ano passado.

Os choques tribais ameaçam o futuro da República do Sudão do Sul, que proclamou sua independência em julho do ano passado, devido à escalada dos confrontos registrada nas últimas semanas, que causaram dezenas de mortes e deixaram milhares de deslocados. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaMortesSudão

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama