Mundo

Socialista Mamdani tem vitória confirmada nas primárias democratas para prefeitura de Nova York

Campanha foi considerada inovadora, baseada em vídeos atraentes nas redes sociais e com o apoio de um exército de voluntários

Zohran Mamdani durante evento na noite da eleição em Nova York (Michael M. Santiago/AFP)

Zohran Mamdani durante evento na noite da eleição em Nova York (Michael M. Santiago/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 2 de julho de 2025 às 07h29.

Última atualização em 2 de julho de 2025 às 07h39.

O socialista Zohran Mamdani foi declarado na terça-feira, 1º, vencedor oficial das primárias do Partido Democrata para a prefeitura de Nova York, com 12 pontos de vantagem sobre seu principal rival, o ex-governador do estado Andrew Cuomo.

Segundo a Junta Eleitoral da cidade, Mamdani, de 33 anos e até poucos meses atrás um desconhecido, obteve 56% dos votos contra 44% de Cuomo, uma velha glória do partido, de 67 anos, que reconheceu sua derrota ainda na noite da eleição, realizada em 24 de junho.

Os eleitores escolhem cinco candidatos nas primárias por ordem de preferência. Os resultados desta terça-feira mostram os candidatos mais votados, com a disputa centrada entre Mamdani — que liderou na noite das primárias com 43,5% — e Cuomo, com 36,5%.

"Me sinto honrado pelo apoio de mais de 545 mil nova-iorquinos que votaram em nossa campanha e estou animado para ampliar essa coalizão, para colocar os trabalhadores em primeiro lugar", reagiu o candidato democrata à eleição de novembro, que escolherá o novo prefeito da maior cidade do país, com 8,5 milhões de habitantes.

A eleição desse legislador estadual — imigrante, cidadão americano desde 2018, muçulmano, progressista e crítico de Israel — causou um abalo nas fileiras do Partido Democrata, já desnorteado após a vitória de Donald Trump em novembro passado.

"Honestamente, ouvi dizer que ele é completamente maluco", comentou Trump na terça-feira sobre Mamdani, nascido em Uganda.

Mamdani fez uma campanha inovadora, baseada em vídeos atraentes nas redes sociais e com o apoio de um exército de voluntários que bateram de porta em porta. Ele prometeu creches e ônibus gratuitos, congelamento dos preços dos aluguéis e valorização da classe trabalhadora.

Em um vídeo publicado nessa terça-feira, explicou como “surpreendeu o establishment e redesenhou o mapa político com uma campanha implacavelmente focada nas necessidades dos trabalhadores”.

Comparado por alguns a Barack Obama por seu carisma e oratória, Mamdani enfrentará nas urnas, em novembro próximo, o atual prefeito de Nova York, também democrata, Eric Adams — que concorre como independente após sua aproximação com o governo Trump, depois de ser acusado de corrupção —, além do republicano Curtis Sliwa, do ex-promotor Jim Walden e, possivelmente, do próprio Cuomo.

Acompanhe tudo sobre:Nova YorkEstados Unidos (EUA)Eleições

Mais de Mundo

Aerolíneas faz promoção para brasileiros, enquanto a Argentina tenta atrair turistas

Acordo com EFTA abre 724 oportunidades de exportação para o Brasil, diz CNI

Zona de Alta Tecnologia de Suzhou se torna destino estratégico para capital estrangeiro

Após anúncio de Trump sobre tratativa, Hamas diz estar disposto a acordo que leve 'ao fim da guerra'