Mundo

Condomínio em SC terá energia eólica

São Paulo - Um conjunto de casas em Florianópolis, em Santa Catarina, apelidado de Neo, será o primeiro condomínio do país a produzir parte da própria energia por meio de turbinas eólicas.</p> Serão dois aerogeradores alimentando aquecedores centrais com cerca de 5 quilowatts cada. "Com a ajuda de paineis de energia solar, a intenção é […]

energia-eolica-20100327103558-jpg.jpg

energia-eolica-20100327103558-jpg.jpg

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2012 às 18h00.

São Paulo - Um conjunto de casas em Florianópolis, em Santa Catarina, apelidado de Neo, será o primeiro condomínio do país a produzir parte da própria energia por meio de turbinas eólicas.</p>

Serão dois aerogeradores alimentando aquecedores centrais com cerca de 5 quilowatts cada. "Com a ajuda de paineis de energia solar, a intenção é conseguir esquentar 100% da água das 24 residências", diz o arquiteto e urbanista nascido em São Paulo, Jaques Suchodolski. Ele conta que passou dois anos pesquisando para montar o empreendimento, até escolher as turbinas adequadas e projetar todos os detalhes do condomínio.

"As turbinas não são as mais potentes do mercado", diz ele, "mas têm forte apelo estético e forma de hélice, que evita provocar a morte de pássaros".  Caso o vento esteja forte e sobre alguma energia, ela poderá ser usada, por exemplo, para aquecer a água das piscinas ou em áreas comuns.

Outros atributos ecológicos estarão presentes no condomínio, como reaproveitamento de água da chuva e estação de tratamento de água. O projeto faz parte de um conceito para empreendimentos mobiliários chamado Next Generation.

Suchodolski não revela o investimento total do projeto, mas conta que cada turbina custou 16 mil dólares. O preço para viver em um dos apartamentos ecológicos, que só ficam prontos em 2012, vai começar nos 400 mil reais.

Leia as últimas notícias sobre energia eólica

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia eólicaInfraestruturaSul

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos