Mundo

Condições palestinas são obstáculos, diz Israel

"O fato de estabelecer condições é um obstáculo intransponível para a retomada das negociações", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu


	O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu: Israel exige negociações sem pré-condições e se recusa publicamente a congelar as construções de colônias.
 (Peter Parks/AFP)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu: Israel exige negociações sem pré-condições e se recusa publicamente a congelar as construções de colônias. (Peter Parks/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 16h02.

Jerusalém - As condições exigidas pelos palestinos para retomar as negociações de paz com Israel fazem com que isso seja impossível, declarou nesta segunda-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"Para mim, o fato de estabelecer condições é um obstáculo intransponível para a retomada das negociações", disse Netanyahu citado em um comunicado do Parlamento.

Os palestinos afirmam que só voltarão a negociar se Israel parar de construir nas terras que eles querem para seu futuro Estado e se o Estado judeu concordar em negociar com base nas fronteiras que existiam antes da Guerra de 1967.

Israel exige negociações sem pré-condições e se recusa publicamente a congelar as construções de colônias.

O secretário americano de Estado, John Kerry, adiou uma viagem a Israel e para os Territórios Palestinos prevista para esta semana para participar de reuniões na Casa Branca sobre a Síria, informaram autoridades americanas à AFP nesta segunda-feira.

No entanto, um jornal israelense ligado ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que Kerry adiou a viagem "para dar mais tempo" ao presidente palestino, Mahmud Abbas, para que abra mão da exigência de suspensão dos planos de Israel de expandir a colonização dos territórios palestinos.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPalestinaIsrael

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk