Mundo

Condenação das Pussy Riot causa protestos em todo o mundo

A prisão de três artistas da banda punk russa por vandalismo levou milhares de apoiadores às ruas

Ativista em Londres usa máscara, marca da banda punk Pussy Riot, cujas integrantes foram condenadas a dois anos de prisão nesta sexta-feira (Dan Kitwood/Getty Images)

Ativista em Londres usa máscara, marca da banda punk Pussy Riot, cujas integrantes foram condenadas a dois anos de prisão nesta sexta-feira (Dan Kitwood/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 13h55.

São Paulo - A condenação de três integrantes da banda de punk russa Pussy Riots a dois anos de prisão levou milhares de apoiadores às ruas em mais de 30 cidades pelo mundo nesta sexta-feira. Em frente ao Tribunal de Moscou, onde aconteceu o julgamento, a polícia russa chegou a prender vários manifestantes, inclusive opositores ao governo.

Yekaterina Samutsevich, Maria Alyokhina e Nadezhda Tolokonnikova foram acusadas de vandalismo por terem cantado em fevereiro numa igreja de Moscou uma "oração" contra o presidente russo Vladimir Putin. Na canção, elas pediam à Virgem que "livrasse" os russos de Putin no poder.

O caso provocou comoção entre artistas preocupados com a falta de liberdade de expressão e a intolerância na Rússia. Celebridades como Paul McCartney, Madonna e Bjork já haviam pedido a libertação das russas, presas há cinco meses. 

Acompanhe tudo sobre:ArteCensuraEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaPolíticaPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Líderes mundiais reagem à posse de Trump

Argentina alcança superávit comercial recorde em 2024

Donald Trump nomeia republicano Mark Uyeda como presidente interino da SEC

Funcionários federais dos EUA entram com processo contra Trump por novo Departamento de Eficiência