Mundo

Designer projeta escritório que gera energia

São Paulo - E se as horas que você passa sentado no escritório em frente ao computador, todos os dias, pudessem ser transformadas em energia? Esse é o cenário projetado pelo designer sueco Eddi Törnberg para sua tese de pós-graduação na Beckmans College of Design, em Estocolmo. Ele criou uma cadeira de escritório capaz de […]

Escritório projetado pelo designer Eddi Tornberg (Divulgação)

Escritório projetado pelo designer Eddi Tornberg (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 14h25.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h39.

São Paulo - E se as horas que você passa sentado no escritório em frente ao computador, todos os dias, pudessem ser transformadas em energia? Esse é o cenário projetado pelo designer sueco Eddi Törnberg para sua tese de pós-graduação na Beckmans College of Design, em Estocolmo. Ele criou uma cadeira de escritório capaz de aproveitar o calor gerado pelo movimento limitado dos profissionais no ambiente de trabalho a partir do atrito do corpo com o assento.

Noutras palavras, Törnberg propõe transformar o “ócio” físico em elétrons, sem você ter que sair do lugar. A técnica se aproveita do efeito Seebeck, que relaciona diferenças de temperatura em diferentes metais com potenciais elétricos para gerar uma corrente elétrica. Na prática, o assento em emtal da cadeira se esquenta com o mais leve movimento do corpo (uma simples troca de pernas ou o ato de endireitar a coluna), enquanto o fundo permanece frio. O resultado: alguns minutos a mais de vida para o laptop.

Acompanhe tudo sobre:DesignSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Lavrov pede cautela antes de encontro entre Putin e Trump no Alasca

Trump e Putin se reúnem nesta sexta para discutir fim da Guerra da Ucrânia: o que esperar

Trump diz que México e Canadá fazem o que EUA querem em relação a fronteiras

Trump diz não estar preocupado com aproximação comercial entre América Latina e China