Mundo

Como Manhattan estaria se fosse a Síria

Vídeo assustador mostra como estaria hoje a ilha de Nova York se os seus 1,5 milhão de habitantes sumissem como os refugiados sírios


	Crianças de Kobani, na Síria, fogem para a Turquia por medo da violência do grupo Estado Islâmico. Segundo ONU, 1,5 milhão de refugiados sírios são jovens e crianças
 (Getty Images)

Crianças de Kobani, na Síria, fogem para a Turquia por medo da violência do grupo Estado Islâmico. Segundo ONU, 1,5 milhão de refugiados sírios são jovens e crianças (Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 2 de janeiro de 2015 às 10h51.

São Paulo – De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), existem atualmente pouco mais de três milhões de refugiados sírios vivendo fora de seu país. Deste total, lembra a entidade, aproximadamente 1,5 milhão são crianças.

A Síria tem cerca de 22 milhões de habitantes, mas vive há alguns anos um aterrorizante cenário de violência. De um lado, a guerra civil protagonizada por rebeldes e tropas do governo de Bashar al-Assad completará cinco anos. Do outro, os jihadistas do Estado Islâmico seguem tentando estabelecer o seu califado em território sírio e iraquiano.

Para chamar a atenção do planeta para o grave problema enfrentado hoje pelas pessoas do país que foram forçadas a deixar os seus lares, a ONU produziu em conjunto com a Hamdi Foundation um assustador vídeo que mostra como estaria hoje a ilha de Manhattan (Nova York, EUA), se todos os seus habitantes, que são estimados em 1,5 milhão, desaparecessem.

Sem qualquer tipo de música ao fundo, apenas o som de uma cidade completamente vazia, o vídeo mostra os metrôs às moscas, as ruas desertas e as casas abandonadas. Ao fim do vídeo é deixada uma reflexão: se todas as pessoas que vivem em Manhattan deixassem as suas casas, o mundo inteiro notaria. 

Confira abaixo.

//www.youtube.com/embed/Vc_VNvD9B3c?rel=0

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)GuerrasMetrópoles globaisSíriaRefugiadosEstado IslâmicoONUBashar al-AssadNova York

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra