Mundo

Como funciona o Conclave? Entenda o processo de escolha de um novo papa

O conclave segue uma tradição milenar; entenda como a Igreja Católica escolhe seu líder em um processo de sigilo e oração

Conclave: como funciona a escolha de um novo Papa? (Franco Origlia/Getty Images)

Conclave: como funciona a escolha de um novo Papa? (Franco Origlia/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de maio de 2025 às 12h15.

Tudo sobreConclave
Saiba mais

O conclave, que ocorre sempre após a morte ou renúncia de um papa, é um dos momentos mais aguardados e misteriosos para a Igreja Católica.

A palavra "conclave" vem do latim cum clave, que significa "fechado à chave", em referência ao isolamento dos cardeais durante o processo de escolha de um novo líder para a Igreja. Este evento não é apenas uma cerimônia religiosa, mas também um rito que envolve tradição, segredo e, claro, grande atenção global.

O conclave começa com a convocação de cardeais com menos de 80 anos, que se dirigem ao Vaticano para a cerimônia. Ao chegar, os cardeais participam de uma missa solene na Basílica de São Pedro, antes de se dirigirem à Capela Sistina para o processo de votação, que ocorre a portas fechadas.

Durante o conclave, os cardeais são mantidos em total isolamento, sem contato com o mundo exterior, e fazem um juramento de sigilo.

Como funciona a votação do conclave?

A eleição papal ocorre por meio de votação secreta, na qual cada cardeal escreve o nome do candidato que deseja eleger. Para que um cardeal seja escolhido como o novo papa, ele precisa alcançar dois terços dos votos, o que garante um consenso entre os eleitores. As votações acontecem quatro vezes ao dia — duas pela manhã e duas à tarde.

Se, ao longo de vários dias de votação, não houver uma escolha, os cardeais fazem uma pausa para orações e discussões. Este ciclo pode se repetir até que um novo papa seja eleito, mas se após sete rodadas o impasse continuar, o processo segue para uma disputa entre os dois cardeais mais votados. A cerimônia continua com rigorosos protocolos e a espera pela fumaça branca.

Fumaça branca e preta

A maneira mais tradicional e visual de saber se um novo papa foi eleito é por meio da fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina.

Quando a fumaça é branca, significa que o novo papa foi escolhido, e a multidão de fiéis aguarda ansiosamente pela primeira aparição do eleito.

Por outro lado, a fumaça preta indica que ainda não há consenso. Após a fumaça branca, o novo pontífice aparece na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e anunciar seu nome ao mundo.

Embora o conclave seja um processo altamente secreto e espiritual, ele também tem um impacto considerável no mundo fora do Vaticano. A escolha do novo papa pode influenciar a direção da Igreja Católica em termos de teologia, política social e até mesmo relações internacionais.

A presença de cardeais de diferentes partes do mundo também pode refletir a globalização da Igreja, e a eleição de um papa com uma origem mais distante pode representar uma mudança significativa no foco da Igreja.


PARA TER CONTEXTO...


 

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasIgreja CatólicaConclave

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site