Mundo

Comitivas sul-coreanas retornam depois de reunir-se com Kim Jong-un

Os líderes das comitivas sul-coreanas expressaram 'suas profundas condolências e simpatia a Kim Jong-un'

Corpo de Kim Jong-il ficará exposto em um ataúde de vidro no Palácio Memorial de Kumsusan (KCNA via KNS/AFP)

Corpo de Kim Jong-il ficará exposto em um ataúde de vidro no Palácio Memorial de Kumsusan (KCNA via KNS/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2011 às 06h12.

Seul- As duas delegações da Coreia do Sul autorizadas a ingressar na Coreia do Norte para oferecer suas condolências pela morte de Kim Jong-il retornaram a seu país nesta terça-feira, um dia depois de reunir-se em Pyongyang com Kim Jong-un, filho mais novo e sucessor do falecido líder.

Lee Hee-ho, viúva do ex-presidente sul-coreano Kim Dae-jung, e a presidente do grupo Hyundai, Hyun Jeong-eun, apresentaram seus pêsames no Palácio Memorial de Kumsusan, informou a agência sul-coreana 'Yonhap'.

Os líderes das comitivas sul-coreanas expressaram 'suas profundas condolências e simpatia a Kim Jong-un', que agradeceu a visita, informou a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, citada pela 'Yonhap'.

Não se sabe, no entanto, se o jovem líder norte-coreano solicitou às delegações do país vizinho que transmitissem mensagens ao Governo da Coreia do Sul.

A reunião com as duas sul-coreanas é a primeira que Kim Jong-un manteve com personalidades do país vizinho desde o falecimento de seu pai.

Até seu funeral, que acontecerá nesta quarta-feira, o corpo de Kim Jong-il ficará exposto em um ataúde de vidro no Palácio Memorial de Kumsusan, nos arredores de Pyongyang, onde descansará junto ao corpo embalsamado de seu pai e fundador do regime comunista norte-coreano, Kim Il-sung, falecido em 1994.

Seul abriu uma exceção e autorizou a viagem das comitivas lideradas pela ex-primeira-dama e a presidente do grupo Hyundai porque Pyongyang enviou delegados para os funerais de Kim Dae Jung e do presidente da multinacional sul-coreana e marido de Hyun, Chung Mong-hun.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiagestao-de-negociosLiderançaCoreia do Sul

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'