Mundo

Comissão quer ouvir pré-candidatos à Presidência

Brasília - A comissão especial criada para analisar o Código Florestal quer ouvir os pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Na quarta-feira (5), será votado requerimento do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) para que os três compareçam à comissão. O projeto revoga o antigo Código Florestal, de […]

Comissão quer ideias de pré-candidatos a presidência Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) para redefinição do código, inalterado desde  1965 (.)

Comissão quer ideias de pré-candidatos a presidência Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) para redefinição do código, inalterado desde 1965 (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A comissão especial criada para analisar o Código Florestal quer ouvir os pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Na quarta-feira (5), será votado requerimento do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) para que os três compareçam à comissão.

O projeto revoga o antigo Código Florestal, de 1965, e trata de áreas de preservação permanente, reserva legal e exploração florestal. A comissão especial que analisa o texto já ouviu mais de 60 especialistas no assunto em 19 estados. Depois dessa última etapa de audiências públicas, o colegiado deverá estabelecer uma data para apresentação do relatório final

O relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), alega que o principal impasse no projeto é a busca pela conciliação entre os interesses dos ruralistas e os dos ambientalistas. Os grupos de preservação ambiental acusam o projeto de prejudicar o meio ambiente, ao não estabelecer critérios rígidos para as áreas de Proteção Permanente (APPs). Os ruralistas entendem que não se pode acabar, por exemplo, com práticas tradicionais como o plantio de arroz em várzea ou a fermentação da mandioca na água pelos índios sob o argumento de preservação das APPs.

"Tem de analisar onde a APP é imprescindível no caso de áreas consolidadas. Tem de ver caso a caso", disse.
 

Leia mais sobre Desmatamento

  • Eleições 2010
  • Preservação
  • ">Eleições 2010

    Acompanhe tudo sobre:DesmatamentoEleiçõesEleições 2010Política no BrasilPreservação ambiental

    Mais de Mundo

    Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

    Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

    China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

    Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos