Mundo

Comissão propõe nova ajuda à Ucrânia por 1 bilhão de euros

Comissão Europeia propôs entregar nova ajuda financeira à Ucrânia no valor de 1 bilhão de euros em forma de empréstimos no médio prazo

Olli Rehn, vice-presidente da Comissão Europeia e titular de economia: "é imperativo que a União Europeia intervenha e dê apoio à Ucrânia" (Francois Lenoir/Reuters)

Olli Rehn, vice-presidente da Comissão Europeia e titular de economia: "é imperativo que a União Europeia intervenha e dê apoio à Ucrânia" (Francois Lenoir/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 10h21.

Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) propôs entregar nova ajuda financeira à Ucrânia no valor de 1 bilhão de euros em forma de empréstimos no médio prazo, para assistir ajudar o país a sair de sua profunda crise econômica e financeira.

"A situação econômica e financeira da Ucrânia se deteriorou muito. É imperativo que a União Europeia intervenha e dê apoio à Ucrânia", disse hoje o vice-presidente da CE e titular de Economia, Olli Rehn.

A ajuda proposta pela CE, que deverá ser aprovada pelo conselho de ministros da UE nos próximos dias, se soma aos 610 milhões concedidos recentemente, e faz parte da assistência financeira que os 28 países do bloco darão ao governo da Ucrânia por um montante de 11 bilhões de euros.

"É, também, uma contribuição à paz e à estabilidade na Europa, e ajudará a sair da crise", afirmou Rehn durante uma entrevista coletiva, na qual reiterou a posição comunitária com relação ao referendo da Crimeia e a anexação da República Autônoma ucraniana à Rússia.

A União "não reconhece nem reconhecerá os resultados de um referendo ilegal e ilegítimo e seus resultados, e também não reconhece nem reconhecerá a anexação da Crimeia pela Rússia", afirmou Rehn.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington