Mundo

Comissão Europeia pede que Turquia respeite acordo de refugiados

"Desejamos que a Turquia e a UE continuem se comprometendo e apliquem as obrigações respectivas", disse o porta-voz chefe da CE

Turquia: a UE está cumprindo sua parte do acordo, que implica "confiança mútua" e um envolvimento de ambas as partes (Getty Images)

Turquia: a UE está cumprindo sua parte do acordo, que implica "confiança mútua" e um envolvimento de ambas as partes (Getty Images)

E

EFE

Publicado em 25 de novembro de 2016 às 13h52.

Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) pediu nesta sexta-feira à Turquia que respeite o acordo sobre refugiados com a União Europeia (UE), depois que o presidente desse país, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou abrir as fronteiras para deixar passar quem quiser chegar à Europa.

"Desejamos que as duas partes continuem se comprometendo e apliquem as obrigações respectivas", disse o porta-voz chefe da CE, Margaritis Schinas, na entrevista coletiva diária da instituição.

Schinas ressaltou que a UE está cumprindo sua parte do acordo, que implica "confiança mútua" e um envolvimento de ambas as partes.

A ameaça de Erdogan responde ao voto na quinta-feira na Eurocâmara em favor de suspender as negociações de adesão da Turquia à União devido à desproporção das medidas repressivas impulsionadas por Ancara após o fracassado golpe de Estado.

Bruxelas registrou o voto da quinta-feira, mas acrescentou que é "uma peça no quebra-cabeças", que tem a ver com o "contexto global" das conversas entre o Conselho, o Parlamento Europeu e a Comissão sobre o "caminho a seguir" em relação à adesão da Turquia.

Nesse marco "todas as instituições teriam sua palavra", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:RefugiadosTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil