Kim Jong Un: porta-voz europeia reconheceu que a escalada verbal entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte é "de grande preocupação para a UE (KCNA/Reuters)
EFE
Publicado em 9 de agosto de 2017 às 11h13.
Última atualização em 9 de agosto de 2017 às 11h14.
Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) pediu nesta quarta-feira à Coreia do Norte que abandone as provocações que geraram uma escalada da tensão entre Washington e Pyongyang e pediu uma "desnuclearização" da península coreana sem "ações militares".
"A desnuclearização da península da Coreia deve ser alcançada por por meios pacíficos", o que "exclui ações militares", declarou a porta-voz comunitária Catherine Ray, que reconheceu que a escalada verbal entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte é "de grande preocupação para a União Europeia, como é para o resto da comunidade internacional".
Bruxelas pediu à Coreia do Norte que "se abstenha de qualquer provocação adicional que possa aumentar as tensões regionais e internacionais".
O Executivo comunitário lembrou que sempre condenou "com os termos mais fortes" que Pyongyang continue acelerando o desenvolvimento de seus programas balísticos e nuclear, que é uma "violação" das resoluções das Nações Unidas.
"A União Europeia seguirá pressionando a Coreia do Norte para que cumpra com suas obrigações internacionais", acrescentou a diplomacia europeia, que na sua declaração não citou os Estados Unidos.