Mundo

Comissão Europeia pede esforços antes da votação do acordo do Brexit

O presidente da Comissão Europeia afirmou que um Brexit sem acordo seria um desastre para o Reino Unido e para a União Europeia

Brexit: o Parlamento britânico irá votar o acordo na próxima terça-feira (Toby Melville/Reuters)

Brexit: o Parlamento britânico irá votar o acordo na próxima terça-feira (Toby Melville/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 14h52.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu nesta sexta-feira que todos os esforços possíveis sejam realizados antes da votação de terça-feira sobre o acordo do Brexit no parlamento britânico, evitando assim um divórcio abrupto.

"Um Brexit sem acordo seria uma catástrofe para nossos amigos britânicos e para os europeus continentais. Por isso, é preciso empregar todos os esforços antes de terça-feira", declarou.

Juncker fez suas declarações durante uma coletiva de imprensa em Bucareste por ocasião do início da presidência pro tempore romena da UE e na companhia do presidente da Romênia, Klaus Iohannis.

O Parlamento britânico pretende votar o acordo de divórcio fechado com Bruxelas em 15 de janeiro, um texto rejeitado tanto pelos eurocéticos, para quem são feitas concessões inaceitáveis, como pelos pró-europeus.

As principais críticas centram-se no chamado mecanismo de "recuo" destinado a impedir a reintrodução de uma fronteira entre a Irlanda, país membro da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA