Mundo

Comissão Europeia lança plano para redução no uso de pesticidas

A Comissão Europeia propõe reduzir pela metade o uso de pesticidas e restaurar 20% da terra e mar da União Europeia até 2030

Proposta em andamento na Câmara busca reduzir o uso de agrotóxicos químicos (Crédito: simonkr/Getty Images)

Proposta em andamento na Câmara busca reduzir o uso de agrotóxicos químicos (Crédito: simonkr/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 22 de junho de 2022 às 10h56.

Última atualização em 22 de junho de 2022 às 11h04.

A Comissão Europeia apresentou nesta quinta-feira (22) novas regras para reduzir o uso de agrotóxicos e restaurar ecossistemas afetados. O plano é lançado em meio a preocupações generalizadas sobre o impacto da guerra na Ucrânia no abastecimento de alimentos.

A invasão russa na Ucrânia "levanta profundas preocupações sobre a segurança alimentar global", disse Stella Kyriakides, comissária europeia da Saúde. "Essas preocupações são válidas. Mas não fazem que a ação sobre o pesticida seja menos urgente", acrescentou.

A guerra também avivou uma crise alimentar de alcance mundial e forçou o adiamento de apresentação de propostas da União Europeia (UE), para não colocar em risco a produção do bloco ao frear os pesticidas.

As propostas inclusas enfrentarão a oposição de algumas capitais que discordam da UE, entretanto fazem parte do esforço ambicioso do bloco para tornar sua agricultura mais sustentável.

A Comissão Europeia propõe reduzir pela metade o uso de pesticidas e restaurar 20% da terra e mar da União Europeia até 2030, certificando que os objetivos estejam juridicamente vinculados.

As regras ainda devem ser aprovadas pelo Parlamento Europeu e seus Estados-membros. Além disso, terão que enfrentar a resistência feroz do poderoso setor agrícola.

A proposta é tornar os pesticidas químicos um "último recurso" para os agricultores e proibir totalmente a utilização nas áreas protegidas e espaços urbanos verdes, como parques e jardins.

O plano também tem como meta deter a surpreendente diminuição na quantidade de abelhas e outros polonizadores em seus 27 países até o final da década.

VEJA TAMBÉM:

Suprema Corte dos EUA condena Bayer por herbicida Roundup

Acompanhe tudo sobre:AgrotóxicosGuerrasRússiaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique