Mundo

Comissão Europeia expressa confiança no novo governo espanhol

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu que ao novo presidente espanhol, Pedro Sánchez, que a Espanha mantenha seu orçamento

O líder socialista espanhol assumiu o cargo no lugar do conservador Mariano Rajoy após uma moção de censura (Sergio Perez/Reuters)

O líder socialista espanhol assumiu o cargo no lugar do conservador Mariano Rajoy após uma moção de censura (Sergio Perez/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de junho de 2018 às 11h15.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, expressou nesta sexta-feira sua plena confiança no novo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, informou seu porta-voz, Mina Andreeva.

O porta-voz acrescentou que Bruxelas tomou nota do compromisso de Sánchez de "não modificar o orçamento de seu antecessor".

Em uma carta, Juncker deseja que a Espanha "continue contribuindo de maneira construtiva para uma Europa mais forte, unida e justa".

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enfatizou, em outra carta de felicitações, que a "unidade europeia é agora mais necessária do que nunca" e desejou boas-vindas a Sánchez na próxima cúpula de chefes de Estado e de Governo em junho.

Com o apoio de uma intrincada maioria, o que permite prever um mandato complicado, o líder socialista Pedro Sánchez derrubou nesta sexta-feira (1º) o conservador Mariano Rajoy em uma moção de censura no Parlamento, e se tornou o novo primeiro-ministro da Espanha.

O líder socialista espanhol derrubou nesta sexta-feira o conservador Mariano Rajoy em uma moção de censura no Parlamento, e se tornou o novo primeiro-ministro da Espanha.

Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), reuniu o apoio da maioria dos deputados (180 de 350) para a moção de censura, apresentada depois que a Justiça condenou o Partido Popular (PP) de Rajoy em um caso de corrupção.

 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaGovernoUnião Europeia

Mais de Mundo

Ataque aéreo de Israel atinge Beirute e aumenta tensão com o Líbano

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China