Mundo

Comissão Europeia cria fundo de emergência para migrações

Essa contribuição, na forma de um trust fund, será acrescida de outras dos Estados-Membros e demais doadores e tem como destinatários 23 países africanos


	Bandeiras da União Europeia: Bruxelas quer acelerar os procedimentos necessários, de modo que o fundo seja formalmente constituído na cúpula de La Valletta, em novembro
 (François Lenoir/Reuters)

Bandeiras da União Europeia: Bruxelas quer acelerar os procedimentos necessários, de modo que o fundo seja formalmente constituído na cúpula de La Valletta, em novembro (François Lenoir/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2015 às 10h22.

A Comissão Europeia anunciou hoje (20) a criação de um fundo de emergência, de 1,8 bilhão de euros, destinado a ajudar países africanos onde há migrantes em situação irregular, principalmente as regiões do Sahel, Corno de África e Norte da África.

Essa contribuição, na forma de um trust fund, será acrescida de outras dos Estados-Membros e demais doadores e tem como destinatários 23 países africanos.

Na região do Sahel e Lago Chade, os beneficiários são Burkina Faso, Camarões, Chade, Gâmbia, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria e Senegal.

Na região do Corno de África, o fundo irá chegar ao Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quénia, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia e Uganda.

Os países no Norte de África são Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.

Bruxelas quer acelerar os procedimentos necessários, de modo que o fundo seja formalmente constituído na cúpula de La Valletta, em novembro, que reunirá em Malta líderes europeus e africanos, incluindo países de língua oficial portuguesa, para debater a migração e a crise dos refugiados.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado