Mundo

Comissão Europeia confirma solicitação formal de ajuda de Portugal

Ministros de economia da zona do euro consideraram a decisão como "responsável"

Pedido de auxílio foi feito tanto para a União Européia quanto o FMI (Divulgação/IMF)

Pedido de auxílio foi feito tanto para a União Européia quanto o FMI (Divulgação/IMF)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 06h28.

Gödöllo - A Comissão Europeia recebeu a solicitação formal de Portugal de ajuda financeira à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional, anunciou nesta sexta-feira o comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn.

Em declarações concedidas ao chegar à reunião de ministros de Economia e Finanças dos países da zona do euro, Rehn disse que a Comissão Europeia recebeu o pedido português na noite de quinta-feira, no que considerou "uma decisão responsável".

"Agora avaliaremos o pedido com nossos membros. Acredito que os ministros de Finanças acolherão hoje favoravelmente o pedido formal e darão o mandato à CE para que inicie as negociações de um programa com Portugal", acrescentou.

O comissário assegurou que "estamos em condições de iniciar rapidamente as negociações", embora tenha reconhecido que "é muito cedo" para dizer quanto tempo irão durar.

Rehn explicou que primeiro é preciso analisar a necessidade de financiamento e a sustentabilidade da dívida portuguesa, e acrescentou que a taxas de juros dos empréstimos a Portugal será decidido "em seu devido tempo" pelos ministros.

O comissário preferiu não estimar o valor do socorro, mas em 24 de março o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, indicou que o resgate poderia totalizar 75 bilhões de euros, apesar de outras análises elevarem o montante para 90 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFMIPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia