Mundo

Comissão Europeia comemora resultado de referendo na Escócia

O presidente da Comissão Europeia disse que resultado do referendo da Escócia é bom e favorece uma Europa mais unida e forte


	Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso
 (Paul ODriscoll/Bloomberg News)

Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso (Paul ODriscoll/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2014 às 08h42.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou nesta sexta-feira que o resultado do referendo da Escócia contrário à sua independência do Reino Unido é "bom" e favorece uma "Europa mais unida e forte".

"Dou as boas-vindas à decisão do povo escocês de manter sua unidade com o Reino Unido", disse Barroso, que afirmou que "este resultado é bom para a Europa unida, aberta e forte que a Comissão Europeia apoia".

Barroso ressaltou que "a Comissão Europeia se felicita pelo fato de que, durante o debate ocorrido nos últimos anos, o governo escocês e os escoceses reafirmaram repetidamente seu compromisso europeu".

Além disso, destacou que o Executivo comunitário "seguirá comprometido em um diálogo construtivo com o governo escocês nas áreas que ficam sob sua responsabilidade, e que são importantes para o futuro da Escócia".

Nessas áreas, o presidente em fim de mandato da Comissão Europeia inclui "o trabalho e o emprego, a energia, a mudança climática e o meio ambiente e a regulação inteligente".

Barroso assinalou reiteradas vezes que se uma parte de um Estado-membro alcançasse a independência passaria a ser um "terceiro país" a respeito da União e deixaria de pertencer ao bloco.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoEscóciaReferendo

Mais de Mundo

Caso Epstein: arquivos sobre os crimes serão divulgados em 30 dias, diz procuradora

Dólar perderá força no cenário global em 2026, diz gerente do J.P. Morgan

Israel bombardeia sul do Líbano apesar do cessar-fogo com Hezbollah

Justiça da Argentina ordena apreensão de US$ 500 milhões em bens de Cristina Kirchner